25/05/2011

As sete linhas da Umbanda e seus Orixás.

7 Linhas de Umbanda
Introdução



        Desde a origem da religião ouvimos falar de “Sete Linhas de Umbanda” e cada um ensinou o que era sete linhas da sua forma, mas ninguém havia ensinado o que é a essência das sete linhas que absorve em si todas as formas.
        A espiritualidade através da mediunidade nos esclareceu que as Sete Linhas de Umbanda são as sete vibrações de Deus, pois tudo ele cria de forma sétupla, como as sete cores do arco íris em sintonia com nossos sete chacras.

        "Orixás são vibrações cósmicas. As forças sutis que propiciam a manifestação da vida em todo o Universo têm a influência dos orixás, como se fosse o próprio hálito de Deus. Por isso se diz que a própria natureza manifesta na Terra, por meio dos elementos fogo, água, terra e ar, é a concretização das vibrações dos orixás aos homens, embora não sejam em si essas energias, mas são imanadas deles, os orixás. É preciso compreender que existem vários planos vibratórios no Cosmo e que Deus, em Sua benevolência e infinito amor, em todos Se manifesta por meio de vibrações próprias a cada dimensão. É como se os orixás fossem regentes ou senhores das energias em cada universo dimensional manifestado, mas não as próprias energias.
         Sabemos que existem traços comportamentais e psíquicos em comum que se formaram ao longo do tempo no inconsciente dos homens estão e que simbolizam essas vibrações  cósmicas enquanto manifestas na vida humana, pois em todos os homens estão as potencialidades dos orixás em todos os planos da vida do Criador, já que nos é destinado o retorno avesse Todo, pois somos unidades provindas desse manancial absoluto no Universo, que é Deus. Como todos esses planos  dimensionais estão nos filhos, podemos afirmar que os orixás tem grande influência nos comportamentos humanos." 



        As sete linhas são os sete Tronos de Deus, ou seja, as sete emanações de Deus, E quais São elas?? E quais são os Orixás que as representam?
        Bom, antes de responder essas perguntas temos que esclarecer duas coisas:

1° Polaridades: Polaridades é algo que está muito ativo em nossa vida, nos dois sentidos, tanto no ponto de vista de bom e mal como na simples polaridade negativa e positiva de uma rede elétrica, pois nossa vida é assim, nada funciona com uma única polaridade, para tudo é necessário o negativo e o positivo, o masculino e o feminino, o mau e o bem... Um ótimo exemplor disso é a lâmpada para ela acender é necessário as polaridades positiva e negativa.
Nas emanações acontece o mesmo, então para cada trono (emanação), também há duas polaridades.

2º Orixás Cósmicos e Universais: Orixás Universais, são os 7 orixás mais conhecidos como sete linhas que representam a polaridade positiva, Os Orixás Cósmicos são os Orixás que muitos não conhecem, que representão a polaridade negativa.

 Agora depois desses dois Itens explicados vamos voltar para nossas perguntas:
Quais são os Tronos (emanações) e os Orixás representantes.


Tronos                      Orixá Universal                    Orixá Cósmico
   Fé                                   Oxalá                                      Oyá
Geração                            Iemanjá                                  Omulú
Conhecimento                   Oxóssi                                     Obá
   Lei                                  Ogum                                    Inhasã
 Justiça                              Xangô                                   Egunitá
  Amor                               Oxum                                  Oxumarê
Evolução                         Obaluayê                                  Nanã

Além dos Orixás trabalharem nesses tronos, eles também utilizam Elementos da natureza.
Mais isso eu detalharei de acordo com o que dfor postando sobre eles.


Então parando para analizar São 14 Orixás e sete linhas, ou seja, sete emanações de nosso amado Deus.

Nos próximos posts estarei falando de cada Orixá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Completude

“Só temos consciência do belo quando conhecemos o feio. Só temos consciência do bom quando conhecemos o mau. Porquanto, o Ser e o existir se engendram mutuamente. O fácil e o difícil se completam. O grande e o pequeno são complementares. O alto e o baixo formam a harmonia. O passado e o futuro geram o tempo. Eis porque o sábio age pelo não-agir e ensina sem falar. Aceita tudo que lhe acontece. Produz tudo e não fica com nada. O sábio tudo realiza e nada considera seu. Tudo faz e não se apega à sua obra. Não se prende aos frutos da sua atividade. Termina a sua obra e está sempre no princípio. E por isto a sua obra prospera.” Tao Te Ching

Humilde e sinceramente, espero que este espaço contribua para a sua Luz e evolução espiritual e mental no seu caminho de buscador.

Que a Paz esteja com Tigo!

Nosso Sistema Solar.

1 2 3 4
Posts Relacionados